quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ida para neve - El Colorado

Ontem fui, através de um passeio organizado pela faculdade, para El Colorado para ver a neve pela primeira vez e ter a esperança de aprender a esquiar. Já vou logo decepcionando-os logo no início desse texto dizendo que fui uma decepção no ski.

Saindo de Santiago

Pela primeira vez tive que madrugar aqui em Santiago, às 06h30 da manhã. Sim, acreditem, esse horário é madrugar aqui, já que tudo está escuro. Só quando eu mais dois companheiros de residência/faculdade fomos para o metro a caminho do ponto de encontro que começou a aparecer o sol. E isso quase 07h30.

Chegando, passando por Farellones

Aqui pertinho de Santiago há várias estações de esqui. Além de El Colorado, há também Farellones, Valle Nevado, Portillo, La Parva... Pode haver mais, mas são esses que conheço por nome. E fui para El Colorado já com as roupas alugadas, porque não valia a pena comprar tudo, muito menos alugar no local, que é mais caro ainda.

Chegamos!

As várias pistas de El Colorado
A montanha de El Colorado

Já fui me empolgando no caminho quando vi os primeiros montes de neve ao lado do ônibus - e meu colega alemão Steffen foi é dando risada pelo meu momento "encontro com a neve pela primeira vez".

Ainda havia um sorriso antes de começar as aulas...
Ao chegar, pegar as botas, esquis e afins, fiquei junto com o pessoal que ia ter aulas. E foi aí que começou o problema: era um só professor para 13 pessoas. Não conseguia entender muito as instruções de como manejar aquele troço e quando estava começando a andar mais ou menos, a classe acabou. Resultado: fail.

Essa cara de Fernanda não foi só pressão - ela desceu duas vezes a montanha
Depois do almoço (quer dizer, era mais lanche que qualquer outra coisa), nem tive coragem de subir a montanha. Ora, se nem sabia andar direito, ter controle sobre minha direção, imagine descer a pista. Esperei Steffen e Fernanda (que teve muito mais sucesso que eu nas aulas hahaha) subirem e tentei praticar no final da montanha. Um erro, até porque quase atropelei as crianças que estavam perto (inclusive que estavam me humilhando horrores).

As crianças me humilhando horrores

Eu no ski fui um desastre
Foi aí que descobri que El Colorado é um pouco difícil para quem vai esquiar pela primeira vez, já que as pistas, inclusive de principiantes, são um pouco íngremes. Farellones, que fica antes, além de ser bem mais barato que El Colorado, tem pistas bem melhores para pessoas-erros como eu.

Ô como ficou o saco de batatas por causa da altitude

Alias, as diferenças entre os centros de ski são gritantes. Enquanto Farellones é cerca de 35 reais o ticket do dia todo, o local que estive era quase 80 conto! Claro que como fui com um pacote promocional da faculdade, com transporte, comida, ticket, o ski e botas, paguei mais ou menos do ticket do dia todo ali. Mesmo não aprendendo quase nada, pelo menos valeu pelo preço. Sem contar que pude ver neve hahaha E realmente o local é lindo.

O local onde aconteceu as aulas-erro

Ah, e segundo os estrangeiros que vão esquiar ou ir de snowboarding todo ano (incluindo Steffen) a neve não estava muito boa para marinheiros de primeira viagem. Havia muita pouca neve e mais gelo, o que tornava as pistas mais escorregadias e ruins. Sem contar que chegamos um pouco tarde e só pela tarde que podíamos subir na montanha, quando o pouco da camada de neve já tinha sido de certo modo raspada pelo pessoal que passou pela manhã.

Enfim, sou totalmente ignorante sobre o assunto de neve, então não sei se é porque já é baixa estação agora ou se a neve da Europa é melhor hahaha Mas por a neve estar assim, nem pude fazer bonecos, muito menos bolas pra tacar nos outros. E sem contar que como todo dia estava nublado, nem teve um solzinho para esquentar na prática. Quem descia pela montanha parecia uns marginais, porque com o vento gelado tinha que está com os óculos, gorros e cachecóis enrolados no resto do rosto.

O pessoal da faculdade

Mesmo com minha experiência triste esquiando, pretendo voltar um dia para tentar de novo, pesquisando direito esse negócio de pistas e tudo mais. Não sei se vou de novo aqui esquiar, porque realmente é algo muito caro para fazer. Mas vamos ver...

7 comentários:

  1. Agora a culpa é da estação é? Vc que é tabaroa da roça de Salvador e não sabe esquiar. HAHAHAHAHAHA
    To adorando o blog!

    ResponderExcluir
  2. HDSJKDGHFSDSGFL DEPOIS VAI PRESA POR MATAR CRIANÇINHAS INOCENTES E NÃO SABE PQ
    bichinha fail na neve <3
    #MilaFeelings

    ResponderExcluir
  3. Se fosse farinha, tava esquiando que é uma beleza.

    ResponderExcluir
  4. Bora ver se eu e Piu nos sairemos no Snowboard melhor do que vc foi no ski.

    ResponderExcluir
  5. É, quem ficou de onda comigo, queria ver esquiando do meu lado, tsc

    ResponderExcluir
  6. Alias, isso que dá você revelar seus podres de viagem. Deveria ter mentido, dito que arrasei hahaha

    ResponderExcluir
  7. Amigaaaa tô amandoo seu blog
    me sintoo no chile tbm
    hauauahauahuahauhauahauhauahua
    poxaa bora melhorar essas abilidadess ai
    no esquiar....hahahahahah

    xerinhuss
    May Prado

    ResponderExcluir