quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Fiesta del Bicentenario na PUC

Ontem fui esvaziar minha camara e fiquei com vergonha de quanta coisa já aconteceu aqui e não comentei no blog. Mesmo com muita coisa atrasada, vou me policiar para atualizar os fatos e também colocar umas curiosidades do Chile.

Mas em vez de começar com os acontecimentos antigos, vou aproveitar para falar sobre as Festas Pátrias que acontecem essa semana. Esse é um dos feriados mais festivos aqui, que me lembrou o São João do Nordeste, por ter vários dias de comemoração, juntar as famílias e ser uma época em que muitos viajam para sua cidade natal para rever a família. Além disso, é uma época que o comércio ferve ao vender tantas coisas para o tradicional assado, as comidas típicas, bandeiras e enfeites com símbolos chilenos, além das roupas para a cueca, a dança nacional.

A cidade fica tão enfeitada com bandeiras que lembra nosso período de Copa, tudo em comemoração a independência da Espanha. (Segundo o Wikipedia, a colocação da bandeira parece que é algo obrigatório em prédios públicos e particulares, cuja omissão gera multa. O que deve explicar também vê-las em tudo que é lugar aqui.) Os dias propriamente de feriados são 18 de setembro, que se comemora a proclamação da Primeira Junta do Governo em 1810 (marco do inicio do processo independentista), e dia 19, Día das Glorias do Exército, quando acontece a famosa parada militar. Esse ano inclui também o dia 20 por conta do Bicentenário do Chile, mas em algumas cidades o 18 é na verdade comemorado dois dias depois.

Por conta dos 200 anos de independência comemorados esse ano, desde o inicio do mês há muita celebração em todo país, mas a maioria começou mesmo desde semana passada. Inclusive alguns colégios e faculdades deram folga aos alunos desde a segunda. Infelizmente não tive essa sorte, mas em compensação pude ver desde o começo da semana várias celebrações organizadas por cada faculdade.


Entrada do evento
Um dos vários jogos que tinha na Fiesta
Uma delas foi a de ontem, a Fiesta del Bicentenario, pelo pessoal de Deportes. Teve uma fonda típica, ou seja, venda de comidas tradicionais (no caso foram choripan, hamburguer, empanadas e mote con huesillos) além de ter vários jogos e concursos. Um dos que mais gostei foi o de cueca e fiquei impressionada como o pessoal caprichou no visual típico. Mas também havia premiação para melhor roupa, além de para os melhores dançarinos. E os prêmios não eram pouca coisa não, iam de mochilas a bicicletas.

Barraquinha de Mote con Huesillos
O tal mote con huesillos: é suco de pêssego com uma espécie de trigo (esses trecos amarelos) e um pêssego inteiro dentro
Barraca das comidas
O "asado" da festa foi o choripan (a salsicha) e hamburguer
Concurso de cueca: amei esses vestidos. E antes que me perguntem, esses panos na mão não são cuecas
Abaixo, dois vídeos do concurso de cueca que gravei no evento:





Essa foi a primeira festa da semana que fui e pretendo até dia 20 ir em várias que tem ao redor da cidade.

Um comentário:

  1. Mote com huesillos! \o\

    Deveras bom. Quando estávamos aí, geral já falava das Festas Pátrias. Deve estar insano agora o.o

    ResponderExcluir