sábado, 7 de agosto de 2010

Pucón

Com o início da faculdade, essa semana fiquei totalmente perdida e acabei demorando para atualizar. Para não ficar mais tarde do que já está ficando, vou falar nesse post de minha viagem relâmpago para Pucón, uma cidade que fica cerca de 700km de Santiago.

Vista do Vulcão Vilarrica de Pucón

Vulcão mais próximo - e pra variar tem uma rua chamada Brasil em Pucón

Descobrimos que Zona de Bomba é Corpo de Bombeiros
Terça, dia 27/07, acompanhei Amilkar e Juliana daqui da residência para ir comprar as passagens deles, que iam passar uns dias em vários locais ao sul do Chile. Amilkar queria passar um dia em Pucón, no dia que Juliana ia ficar em Santiagos se despedindo do pessoal do semestre passado. E eis que ele me convenceu a ir junto, praticamente em cima da hora, nessa mesma noite para chegar em Pucón na manhã de quarta. Lá fui eu me envolver na loucura. hahaha

Fazendo pose em frente da Prefeitura

Depois de uma viagem tranquila, chegamos e a primeira vista parecia que só tinha passeios para neve, coisa que não queríamos fazer, porque já estava meio tarde para subir e não valia a pena pagar caro para não curtir o dia todo. Inclusive, um dos grandes passeios turísticos da cidade nessa época é subir o vulcão Vilarrica, onde se pode esquiar ou caminhar até a cratera. Mas nesses dias que estivemos, os dias estavam muito ruins, então não estava tendo as escaladas até o pico do vulcão por conta da probabilidade de tempestades. Essa época é muito instável para fazer esse passeio, tanto que tinha pessoas há mais de uma semana querendo fazê-lo e nada, por conta do tempo.

Como a cidade é pequenininha, resolvemos explorar e ver o que tinha. Essa época tudo está voltado para o esqui e passeios na neve, então as ruas estavam bem vazias. Então fomos ver os dois lados do Lago Vilarrica que banha a cidade. No verão, esses locais, conhecidos como Playa Grande e La Poza, são bastante visitados, além de ocorrer muitas festas nesses dois pontos. Claro que além de estar bastante frio, não havia ninguém nessas partes, mas pelo menos contemplamos belas vistas.

Playa Grande
Batendo papo com um dos cachorros que nos seguia pelas ruas
La Poza
Eu e Amilkar fazendo pose na La Poza

Outro coisa interessante é o Mirador e o Monasterio. O primeiro tem um Cristo e outro Santa Clara de Asis. Os dois locais ficam pertos um do outro e deles pode se ter uma visão muito bonita de toda a cidade.

Santa Clara de Asis

E nessa de procurar outros passeios baratos que pudessem ser feitos durante o único dia que estávamos ali, nos apresentaram um passeio simples, mas muito bonito, que se gasta 1400 pesos para ir e voltar, no ônibus intermunicipal da própria cidade. É para ir ao Lago Caburgua, que é perto de Pucón, que também é bastante visitado no verão. Além de irmos para lá, fomos aos Ojos de Caburgua, que é no caminho para o lago, e são partes do rio, que abastece o lago, muito bonitas. Inclusive ali há uma parte conhecida como Laguna Azul, que realmente lembra a do filme Lagoa Azul. E para essa visita, é preciso investir só 300 pesos.

Lago Caburgua
Parte dos Ojos de Caburgua

Mais uma outra pose, agora nos Ojos de Caburgua
Por conta do pouco tempo, não conhecemos as famosas termas da região. Há também o Parque Nacional Vilarrica e Parque Nacional Huerquehue, mas nessa época estão praticamente fechados por conta da neve e das muitas áreas alagadas.

Quero voltar no verão para conhecer esses parques, como também ir para os lagos e fazer o passeio pelo vulcão. Inclusive, para quem não faz muita questão de esquiar, o verão é a melhor época para o conhecer Pucón, já que se pode ir em vários pontos interessantes da região que estão fechadas no inverno.

Quem sabe no final do ano volto a escrever sobre minha volta a Pucón.