quarta-feira, 21 de julho de 2010

Passeando pelas redondezas

Cheguei tão tarde que nem pensei muito em arrumar minhas coisas e no frio. Mesmo ao dormir e encarar as cobertas geladas, tava tão cansada que o tempo nem me incomodou. Até outro dia de manhã, quando também caiu a ficha que não estava mais em casa e que aqui seria minha morada por longos seis meses. A tristeza e a sensação de estar perdida e não saber o que fazer bateram. Precisava trocar dinheiro, fazer compras...

Resolvi explorar as redondezas mesmo, me situar, ver o que tinha por aqui. Nisso reparei que preciso melhorar MUITO meu espanhol em conversação. Entendo tudo que me falam praticamente, mas na hora de falar, me dá um branco ridículo. Mas fome não passo. (pelo menos)

Biblioteca próxima de onde estou hospedada

Conheci pequenos locais onde tomei café fui andando até parar na Avenida Libertador Bernardo O'Higgins, próximo da Estación Central. Essa região é a parte antiga de Santiago, inclusive onde estou hospedada, lembrando o nosso Centro Histórico de Salvador, a região da Avenida Sete e adjacências. Na avenida, muitas lojas e galerias parecidas com as da 25 de março de São Paulo, com muita coisa barata, principalmente porque tudo está em liquidação de inverno aqui.

Av. Libertador Bernardo O'Higgins

Para terem noção de como as roupa e os calçados são baratos aqui, há luvas boas entre 2 e 3 reais, botas de 23 até uns 70 e 80 (e essas mais caras são aquelas que pagamos no minimo 300 reais mais ou menos no Brasil) e casacos que variam entre tamanho, estilo, etc, e vão de 13 reais (um que comprei até, bem confortável e que esquenta muito) até 90 (como as botas, as nesse valor são as mais “chiques”). Mesmo com pouco dinheiro, dá para comprar muita roupa que ajudam a suportar o frio daqui. E agasalhado com luva, cachecol, algumas blusas e casacos, dá pra encarar o vento gelado. E andando, nem senti tanto quanto imaginei.

Uma das várias praças que tem por aqui

Já a comida daqui que a primeira vista não simpatizei muito. Em tudo que é lugar você vai encontrar frango com batatas, seja frita ou assada. Essa ainda é até meio saborosa a depender do local. Mas outras tem uma cara estranha e não tive coragem de encarar ainda. Além disso, há muitos pratos que levam alguma coisa com abacate (inclusive o similar de Mc Chicken aqui tem uma espécie de molho de abacate). Mas das empanadas eu gostei, e lembram nosso pastel de forno e são bastante saborosas. Só alguns sabores que me disseram aqui que é mais forte.

E foi pela tarde, quando procurei um supermercado pra ver umas comidas e coisas que estava precisando, que me bati com o primeiro brasileiro aqui. Depois de encarar uma chuva no caminho de volta, conversar com um guarda municipal (um dos momentos que vi que preciso melhorar muito meu espanhol – mas pelo menos soube de uma curiosidades, como ter muitos jornalistas celebridades [o guarda mesmo já foi fotografo em um jornal], mas sem formação e muitos médicos dos países vizinhos [Peru, Bolívia...] que aceitam salário menor e ocupam o lugar dos chilenos), encontrei mais brasileiros. Inclusive foram com eles que descobri as empanadas.

Hoje já andei por outros locais mais distantes, mas continuo depois :) Por fim, fiquem com a vista de meu quarto. Ao longe, no meio do céu nublado, reparem nas montanhas com neve: são os Andes.


4 comentários:

  1. Uau! Vista privilegiada para os Andes! :O

    Acho que é natural esse estranhamento com a comida. Eu tive problemas sérios em Vancouver, porque não como carne de porco e a alimentação deles gira basicamente em torno disso... =S

    Os preços das coisas é tentador, mas é melhor tomar cuidado com os surtos consumistas! hihihi~

    Quero mais fotos do Centro Histórico! Fiquei levemente curiosa a respeito! :)

    ResponderExcluir
  2. Porra, os andes! Mais fotos, sony alpha, mais fotos.
    :)

    ResponderExcluir
  3. Oxe menina, lembra a av. sete? Taloka é? Aquele lugar feio da zorra! HASIHASIAHSIASHAISHIAS \brinks (-n, sem brinks)
    Que vista mara pros Andes! :O
    Iai, Babom, vai praticar esqui? rs
    :*

    ResponderExcluir
  4. Velho, sem coragem pro esqui D: Quem sabe em agosto... O frio me deixa broxa da poha hauahuahuha

    ResponderExcluir