domingo, 10 de abril de 2011

Fondas populares - Fiestas Patrias

Como expliquei em um post anterior, a época de Festas Patrias é comemorado em setembro em todo o Chile. E em Santiago, cada comuna (que seria um equivalente próximo ao que chamamos de bairro, mas que lá teria, em cada um, uma espécie de prefeito responsável, uma arrecadação de impostos, etc.) organiza uma fonda, um local onde vende bebidas e comidas típicas, além de ter concursos diversos, e existe desde a época das primeiras comemorações pela independência do país.

Fonda no Estádio Nacional

Entrada da fonda no Estadio Nacional
Uma das que eu acabei visitando foi no Estadio Nacional, na comuna de Nuñoa. Durante quatro dias, há diversos campeonatos, como o de empinar pipas, de pião, rodeio, corrida em cavalos e de cachorros, além de ter, claro, muita comida e bebida. O típico "asado" (não muito diferente de nosso churrasco) estava presente em diversas barracas, como também o terremoto (bebida típica que leva um tipo de vinho mais uma bola de sorvete de abacaxi), mote con huesillos, entre outros, que disputavam espaço com as tendas de diversos jogos, a exemplo de acertar garrafas, argolas, etc, em troca de prêmios.

As diversas barracas de comes e bebes


Pesca-peixe

Ao redor do Estadio, além de barracas de comidas típicas, havia diversas atrações como um palco onde o pessoal mais velho da comuna dançou diversas cuecas, além de apresentações de músicas típicas através de várias grupos. Na pista de atletismo acontecia corrida de burros e de cachorros; já em outra parte acontecia os rodeios, além de também ter um espaço de vendas de animais, como coelhos, cachorros e gatos, e outro com exibição de animais.

Corrida com os burros
Local de adoção e visitação aos animais
Onde acontecia os rodeios

Essa fonda é uma das maiores e mais típicas da capital, ao lado da fonda que acontece no Parque O'Higgins. Por indicação dos colegas chilenos, fui no do Estadio Nacional, por ser mais tranquilo, não ser tão caro (a entrada é em torno de quatro reais e dá acesso a toda fonda, que acontece em volta do estádio - já no O'Higgins, por exemplo, cada espaço tem seu preço) e ter atrações bem diversificadas. Claro que toda bebida e comida são pagas a parte, mas em compensação tem-se acesso aos palcos, tribunas e quadras, onde ocorrem diversas atividades que especifiquei acima.

Para mim, essa fonda lembrou bastante essas feiras rurais que temos no parque de exposição aqui em Salvador, já que muitas coisas oferecidas são parecidas nas duas.

La Yein Fonda


Esta aconteceu perto de onde morava, no Parque Quinta Normal, e é organizada desde 1997 por Álvaro Henríquez, vocalista da banda Los Tres, bastante conhecida e renomada no Chile. E graças a seu fundador, ela apresenta não somente as músicas típicas da época das Fiestas Patrias, mas também reune boas bandas do cenário do rock chileno. 




Eu fui durante o dia, quando há somente música ambiente e o espaço é perfeito para reunir as famílias, com comidas típicas e brinquedos para as crianças se divertirem. Nesse período o ingresso é em torno de quatro reais, mas a noite, quando acontece os shows, o preço sobe para 40 reais. Como na época tinha gastado bastante com outras coisas, fiquei sem condição de pagar esse preço. Fato que me arrependi depois, porque perdi a oportunidade de ver a banda Los Tres ao vivo, uma das coisas que gostaria de ter feito muito na época do intercâmbio.

Algumas famílias preferiram comemorar "el dieciocho" nos parques 
Por mais que tenha essa diversidade de festas na capital, muitos aproveitam para viajar. Mas se estiver em Santiago na época de Fiestas Patrias e interessado em visitar algumas fondas, confira outras nesse link e  aqui. São informações de anos anteriores, mas geralmente elas acontecem sempre no mesmo local. Qualquer coisa, quando chegar perto do período, é só conferir a agenda de eventos em sites como o Emol e La Tercera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário