sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pura Energía Puro Chile + Bandeira


Continuo procurando eventos de festejos ao bicentenário e das Festas Pátrias e assim ontem fui para "Pura Energía Puro Chile".

Uma das únicas fotos que consegui tirar de La Moneda
O espetáculo comemora os 200 anos do país através de luzes e imagens em 3D muito bonitas projetadas no Palácio de La Moneda. Inclusive acho que foi o melhor 3D que já pude ver. Até aí, na descrição, tudo bonito e maravilhoso. O problema foi que ontem, quando inaugurou, o local encheu MUITO. Me senti em pleno Carnaval de Salvador. A Alameda ficou tão cheia de gente, que na hora que tentei encontrar uns conhecidos da PUC lá, chegou um ponto que não consegui avançar porque não dava. E o problema não terminou aí. Cheguei 20h para um espetáculo previsto às 21h30. PREVISTO, porque no fim, começou quase uma hora depois. (Taí uma coisa que chileno consegue superar os brasileiros: atraso. Incrível que tudo que se marca com a maioria deles, você tem que esperar a chegada da pessoa no mínimo 30 minutos depois)

Isso ainda um pouco longe do espetáculo

E o que acontece com um pessoal super apertado esperando quase uma hora? Gente passando mal, crianças chorando, com sono, empurra-empurra... Na hora de uns e outros tentarem sair do bolo, piorava. Mas lá tava eu, com a fé em Deus que pelo menos ia ver um espetáculo e tanto (até porque nem conseguia sair). Depois de tanto esperar, as pessoas vaiarem a demora e me cansar do video promocional que estavam mostrando repetidas vezes, na hora que começa, as pessoas levam os meninos pra cima do ombro e pronto, acabou minha visão :) Aí que piorou tudo, porque quem não conseguia ver, empurrava, tentava ficar na ponta dos pés. Uma loucura! Nesse auê, fui empurrada pro passeio que divide a alameda e esse foi o momento que mais assisti ao show de luzes, que estava realmente lindo. E no fim, os fogos também foi algo bem bonitos.

Depois de 45 minutos, que incluia um vídeo com pessoas falando sobre as maravilhas do país que comemora 200 anos, veio o auê pra sair, quando fui literalmente carregada. Pelo menos consegui voltar no último metro, depois de quase perde-lo por conta da informação errada de um policial, que me disse que só poderia sair dali de ônibus.

Enfim, mesmo com a loucura toda, realmente organizaram algo a parte para as comemorações do bicentenário. E pelo menos depois pude ver pela Internet e TV a apresentação toda.

Para ter noção o que é essa apresentação, vejam um dos vídeos promocionais e outro que foi transmitido pela televisão:




Parte do espetáculo da bandeira era exibido no telão, principalmente a chegada dos políticos

Já hoje o programa foi mais light. Fui para o evento da bandeira nacional, com presença de políticos, o presidente e figuras de outros países, e aconteceu em frente ao Palácio de La Moneda. Foi bem mais formal e teve bem menos pessoas que na noite anterior, mas rolou o atraso básico. E bandeira foi colocada ao som do hino nacional, além dos famosos gritos "chi chi le le, viva chile". Depois teve o discurso do presidente Piñera, que está repercutindo o dia todo por conta da possibilidade de diálogo que ele propôs com os mapuche, povo indígena local que reivindica diversos direitos ao governo.

Sobe bandeira

São 18 por 27 metros de pano erguido num mastro de 61 metros

Teve show nos céus também depois de içar a bandeira

A Torre do Entel conta as horas que faltam pro bicentenário

Agora, falta eu ir nas festas típicas aqui. :)

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Fiesta del Bicentenario na PUC

Ontem fui esvaziar minha camara e fiquei com vergonha de quanta coisa já aconteceu aqui e não comentei no blog. Mesmo com muita coisa atrasada, vou me policiar para atualizar os fatos e também colocar umas curiosidades do Chile.

Mas em vez de começar com os acontecimentos antigos, vou aproveitar para falar sobre as Festas Pátrias que acontecem essa semana. Esse é um dos feriados mais festivos aqui, que me lembrou o São João do Nordeste, por ter vários dias de comemoração, juntar as famílias e ser uma época em que muitos viajam para sua cidade natal para rever a família. Além disso, é uma época que o comércio ferve ao vender tantas coisas para o tradicional assado, as comidas típicas, bandeiras e enfeites com símbolos chilenos, além das roupas para a cueca, a dança nacional.

A cidade fica tão enfeitada com bandeiras que lembra nosso período de Copa, tudo em comemoração a independência da Espanha. (Segundo o Wikipedia, a colocação da bandeira parece que é algo obrigatório em prédios públicos e particulares, cuja omissão gera multa. O que deve explicar também vê-las em tudo que é lugar aqui.) Os dias propriamente de feriados são 18 de setembro, que se comemora a proclamação da Primeira Junta do Governo em 1810 (marco do inicio do processo independentista), e dia 19, Día das Glorias do Exército, quando acontece a famosa parada militar. Esse ano inclui também o dia 20 por conta do Bicentenário do Chile, mas em algumas cidades o 18 é na verdade comemorado dois dias depois.

Por conta dos 200 anos de independência comemorados esse ano, desde o inicio do mês há muita celebração em todo país, mas a maioria começou mesmo desde semana passada. Inclusive alguns colégios e faculdades deram folga aos alunos desde a segunda. Infelizmente não tive essa sorte, mas em compensação pude ver desde o começo da semana várias celebrações organizadas por cada faculdade.


Entrada do evento
Um dos vários jogos que tinha na Fiesta
Uma delas foi a de ontem, a Fiesta del Bicentenario, pelo pessoal de Deportes. Teve uma fonda típica, ou seja, venda de comidas tradicionais (no caso foram choripan, hamburguer, empanadas e mote con huesillos) além de ter vários jogos e concursos. Um dos que mais gostei foi o de cueca e fiquei impressionada como o pessoal caprichou no visual típico. Mas também havia premiação para melhor roupa, além de para os melhores dançarinos. E os prêmios não eram pouca coisa não, iam de mochilas a bicicletas.

Barraquinha de Mote con Huesillos
O tal mote con huesillos: é suco de pêssego com uma espécie de trigo (esses trecos amarelos) e um pêssego inteiro dentro
Barraca das comidas
O "asado" da festa foi o choripan (a salsicha) e hamburguer
Concurso de cueca: amei esses vestidos. E antes que me perguntem, esses panos na mão não são cuecas
Abaixo, dois vídeos do concurso de cueca que gravei no evento:





Essa foi a primeira festa da semana que fui e pretendo até dia 20 ir em várias que tem ao redor da cidade.